25/06/2012






Vá com calma
Como dar uma pausa, diminuir as expectativas e fazer do tempo um aliado
Por Ilana Ramos

Quando se abre um negócio, a expectativa é que ele dê lucro. Quando se inscreve em um site de relacionamentos, a expectativa é encontrar alguém. Criar expectativas é natural em todos aqueles que investiram em alguma coisa e esperam resultados, positivos ou negativos. No entanto, é preciso ir com calma nas cobranças. Entenda por que criar expectativas não é assim tão ruim e aprenda a voltar aos eixos quando a coisa foge do controle e começa a afetar até a sua saúde.

O significado da palavra expectativa, de acordo com o dicionário, é: esperança fundada em promessas, viabilidades, probabilidades ansiedade, esperança. De acordo com Helena Masseo de Castro, psiquiatra e psicanalista, especialista em dependências químicas e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBP) de São Paulo e coautora do Programa de Dependências Químicas do Município de São Paulo, "criamos expectativas a qualquer momento. Quando nos deparamos com desejos internos e temos a esperança de conseguir vivenciá-los. Quando encontramos algo que nos agrada, podemos criar a expectativa de consegui-lo. Se temos um novo amor, podemos ter o desejo, esperança, de que seja duradouro ou que o outro satisfaça nossas expectativas".

Se você tem um sonho e corre atrás de fazê-lo tornar-se real, a expectativa pelo resultado é natural. "Meu pai dizia: 'você tem que sonhar cem para realizar dez ou até mesmo um'. Se eu não sonhar, se não desejar, se não querer, posso não realizar. Se eu não tenho desejo por algo e esperança de poder consegui-lo, nada farei para realizá-lo. Então, ter expectativa pode ser o início de algo, o início de uma conquista, o inicio do ser mais, do se tornar maior. Se tenho a expectativa de que a psicanálise pode me ajudar, submeto-me a ela. Se acredito ou espero que aulas de canto podem melhorar meu ouvido musical, posso me dedicar a elas", exemplifica Helena.

No entanto, nem sempre aquilo que se espera acontece e, assim, as expectativas são frustradas. Entender que isso é um dos resultados possíveis é o primeiro passo para superar. "Frustração faz parte da vida, isto é, 'não teremos tudo'. Planejamos, queremos, tentamos, esperamos. Às vezes conseguimos, mas outras vezes não. Temos que aceitar a realidade, tolerar as frustrações das nossas expectativas. 'Planejar é um delírio' pois não sabemos se acontecerá ou não, nem se estaremos vivos amanhã ou logo mais. Portanto, não temos qualquer garantia de nada e, consequentemente, também em relação às nossas realizações", diz a psiquiatra.

Como a especialista já explicou, criar expectativas é importante, pois traz motivação e força de vontade para atingir um objetivo. No entanto, ela enfatiza que é importante saber diferenciar expectativa de sonho. "Importa ter expectativas. Apenas é preciso saber o que é expectativa, o que é sonho e o que é realidade. Espero algo e tenho uma expectativa 'X' a seu respeito, mas, ao vivê-lo, tenho que saber que essa experiência é o real e não confundi-la com o sonho, com o desejo, correndo o risco de não conseguir viver o que se me apresenta, pois fiquei voltada para o que esperava. Tenho que conseguir diferenciar a expectativa do real", conclui.

Muitas vezes a ansiedade bate e fica difícil controlar as expectativas e ir com calma em busca de um objetivo. Pensando nisso, o escritor Robin Westen reuniu cinco dicas que podem ajudá-lo a desacelerar.Veja a seguir:

1. Deixe o dia passar
Tire um dia inteiro quando você define um objetivo para ser paciente. Ao final dele, escreva as maneiras de como desacelerar o ajudou. Como qualquer habilidade, desenvolver a paciência requer prática. Tente fazer isso uma vez por semana até conseguir construir uma tolerância por levar a vida devagar.

2. Respire
Quando você estiver frustrado ou com pressa, pare. Respire profundamente diversas vezes. Por exemplo, se você está em uma longa fila no mercado ou no trânsito, tome a decisão de dar uma pausa e não ficar agitado. Lembre você mesmo que ficar impaciente não irá fazer as coisas andarem mais rápido, então pra quê agitar-se por nada? Agora respire fundo.

3. Pense antes de falar
Quando estamos com pressa ou deixando as emoções correrem soltas, nós geralmente deixamos escapar o primeiro pensamento que vêm às nossas mentes. Da próxima vez, segure a sua língua, considere o que quer dizer primeiro e pense nas consequências. Você pode evitar machucar ou ofender os outros apenas aumentando um pouco o tempo de resposta.

4. Algumas coisas levam tempo
Pense nas suas lembranças mais felizes. As chances são de serem situações onde ter um pouco mais de paciência valeu a pena, como quando trabalhou insistentemente em direção a um objetivo que não foi imediatamente gratificante ou arrumou um tempo extra para passar com alguém que ama. Você teria essas boas lembranças se fosse impaciente nesses momentos? Provavelmente não. Coisas boas podem nem sempre vir para aqueles que esperam, mas a maioria do que vem, não vem imediatamente.

5. Espere o inesperado
Sim, você tem planos, mas as coisas nem sempre saem como planejado. Aceite as reviravoltas da vida com bom humor. Deixe as suas expectativas realistas. Isso se aplica não apenas às circunstâncias, mas também ao comportamento daqueles à sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários, beijos