09/09/2011






A união faz a força
Como estreitar os laços e manter a família mais unida


Aquele almoço de domingo com todo mundo comendo junto na mesa, família reunida e feliz. Conforme os filhos crescem, cresce também a autonomia deles e a preocupação dos pais com o enfraquecimento dos laços que unem toda a família. O significado do termo "família unida" mudou conforme o passar dos anos e os dias atuais não pedem mais a união física dos parentes, mas sim a afetiva e emocional.
Alguns representantes da turma com mais de 50 tiveram a oportunidade de presenciar a evolução do significado de união. Para Lygia Santa Maria Ayres, psicóloga e conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), "antigamente, as famílias ficavam juntas, mas não necessariamente unidas. Antes, os casais e os filhos permaneciam juntos por uma série de medos e preconceitos que não existem mais hoje. A união hoje é mais emocional do que física, ela é forte, mais democrática e mais intensa do que antigamente. Hoje, pais podem dizer para os filhos que erraram, podem chorar, podem demonstrar afetos e medos, coisas que antigamente não fazia parte do 'papel' dos pais. Os sentimentos hoje são mais fortes, as pessoas estão mais inteiras".
Apesar de a distância física entre pais e filhos estar aumentando hoje, os laços de união continuam muito importantes para ambos. "A união é muito saudável, muito positiva. As pessoas precisam dessa colaboração, desse coletivo. Antigamente, as mulheres não trabalhavam e exerciam somente o papel de 'mãe'. Quando os filhos saíam de casa, elas perdiam a função. Hoje, quando o filho sai de casa, é um sinal de que ele, apesar de ainda não ter independência financeira, está buscando a própria autonomia. Ele conseguiu se encaminhar, decidir os caminhos que quis seguir", diz Lygia.
Nunca é fácil separar os caminhos entre pais e filhos, mas entender que a separação é importante para reforçar ainda mais a união familiar é o primeiro passo para superar a dor. "Se a relação com os pais for bem estruturada, ela continua forte. Os filhos são para o mundo, não dependem dos pais para lhes dizerem qual caminho seguir. Quando a mulher engravida, imagina o filho com um rostinho e quando nasce, vê que não era nada daquilo que imaginava. E os caminhos que ela imaginou que ele ia seguir também são diferentes. Graças a Deus os filhos não respondem às nossas expectativas, pois seriam muito infelizes. Os pais devem favorecer a autonomia, pois é uma lei natural. É difícil separar num primeiro momento, mas é preciso encarar essa dor como uma coisa saudável, que faz parte", diz a psicóloga.
A união entre pais e filhos é moldada desde a infância, e mesmo que esse laço não tenha sido tão firme desde o início, nunca é tarde para construir uma relação forte e feliz. "Sinceridade, transparência, afeto, democracia, respeito às diferenças, aos caminhos que trilharam. Essas são as chaves que pais e filhos devem atentar para manterem-se unidos mesmo quando a distância espacial os separar", finaliza a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários, beijos