09/09/2011






Esperança de vida
Brasileiro não planeja velhice e não tem medo de envelhecer, diz



A velhice não causa medo. Pelo menos aos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada em 12 países com mais de 12 mil pessoas. 72% dos entrevistados com 65 anos ou mais disseram que não se sentem velhos e quase o mesmo número (67%) diz sentir-se ainda saudável. Os dados indicam que há uma nova forma de ver – e viver – a velhice. A espontaneidade e o otimismo típicos do Brasil se sobressaem. Mas essa gente contente que chega aos 60 ou 70 anos ainda precisa aprender a planejar os anos.



O levantamento foi feito entre 10 de junho e 14 de julho deste ano e envolveu 12.262 entrevistados em 12 países, 1005 no Brasil, onde 46% dos entrevistados disseram não se preocupar em envelhecer. Aqui está o maior índice, 17%, dos que não vêem mal algum nas rugas. O índice global é de parcos 3%.
O que os brasileiros não fazem, porém, é planejar: 64% não fazem reservas financeiras. Quem vai cuidar de você em caso de necessidade? Mais da metade, 53%, não pensou no assunto até agora. Meros 7% têm alguma reserva. E 76% apostam em dividir esse ônus com a família.

Os números mostram que 32% acreditam que vão morrer de velhice. E a velhice, por sua vez, parece um conceito ainda mais relativo quando a pergunta é se alguém se considera velho. A maioria, 95%, dos brasileiros com mais de 54 anos entrevistados garantem olhar para o espelho sem problema. 

3 comentários:

Obrigada pelos comentários, beijos