04/03/2011




Você sorrir para manter alguém feliz? Segundo o pesquisador Brent Scott, da Universidade de Michigan (EUA) "Sorrir por sorrir pode levar a exaustão emocional", além de influenciar negativamente nas emoções positivas.
Brent Scott e Christopher Barnes compararam o "comportamento superficial"- ou seja, os sorrisos e emoções falsas - com a ação verdadeiramente sincera, devido a situações verdadeiramente agradáveis. O estudo comparou também as diferenças do "comportamento superficial" entre os gêneros.
A conclusão dos pesquisadores foi que o ato de mascarar emoções, e dar sorrisos falsos, influencia negativamente na organização do sujeito no seu ambiente, como no caso dos empregados que sorriem para agradar o chefe ou supervisor. "As pessoas que trabalham atendendo clientes e que dão sorrisos falsos ao longo do dia pioram seu humor e seu estado de espírito e faltam mais ao trabalho, afetando a produtividade", é o que diz Scott.
A pesquisa também diz que o efeito da falsidade e mais devastador nas mulheres, "As mulheres foram mais prejudicadas pela atuação superficial, ou seja, seu humor piorou ainda mais do que o humor dos homens e elas faltaram mais ao trabalho," contou Scott.
Embora o estudo não tenha investigado as razões dessas diferenças entre homens e mulheres, os pesquisadores afirmam que estudos anteriores sugerem que pesa sobre as mulheres uma expectativa de maior intensidade emocional - e que essa intensidade se faça de emoções positivas.
Assim, forçar um sorriso enquanto sente uma emoção negativa cria um conflito com esta norma cultural, o que pode levar as mulheres a intensificarem as emoções negativas que já estavam presentes. Ao cultivar emoções positivas, as mulheres atenderiam a essa norma social, com um efeito duplamente benéfico sobre o seu bem-estar.
Mas os cientistas alertam que o cultivo das emoções positivas não pode se fundamentar em outras falsidades - como férias que você nunca tira ou amores que você nunca viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários, beijos