15/08/2010


Olá, quero dividir com vocês um pequeno texto que gostei muito e fazermos uma reflexão dele....o autor é Augusto Jorge Cury é psiquiatra e psicoterapeuta ele diz que:

“A arte de pensar é a manifestação mais sublime da inteligência. Todos pensamos, mas nem todos desenvolvemos qualitativamente a arte de pensar. Por isso, freqüentemente não expandimos as funções mais importante da inteligência, tais como aprender a se interiorizar, a destilar sabedoria diante das dores, a trabalhar as perdas e frustrações com dignidade, a agregar idéias, a pensar com liberdade e consciência crítica, a romper as ditaduras intelectuais, a gerenciar crítica, a romper as ditaduras intelectuais, a gerenciar com maturidade os pensamentos e emoções nos focos de tensão, a expandir a arte de contemplação do belo a se doar sem a contrapartida do retorno, a se colocar no lugar do outro e considerar suas dores e necessidades psicossociais.....”

Esse texto mostra o quanto muitas vezes pensar não é algo tão simples assim, todos pensam, mas o que diferencia os pensamentos é a qualidade e o fato de deixamos de usar algumas funções importantes do nosso cérebro.

Mas como ter uma qualidade de pensamentos? Pensar requer voltar-se para dentro, hoje com a correria do dia a dia., isso fica mais complicado, mas precisamos conseguir um tempo, pois é assim, parando e pensando que encontramos soluções...Em psicologia “fazer um trabalho de luto” significa sentir, refletir e deixar-se envolver por este sentimento e permitir que vá embora....porque tudo que retemos, em algum momento se manifesta de forma pouco adequada.

Pensar também nos ajuda a sermos criativos pois, toda a ação requer um pensamento anterior para ser executado...geralmente quando algo é feito de forma rápida e automática sem reflexão acaba sendo mais difícil ou não se realizando. Mas quando pensamos calmamente o efeito é outro. Já ouviram essa frase “Calma, pare e pense”, quanto verdade....as atitudes se transformam...movidos pela impulsividade e no “automático” geralmente as ações acabam sendo conflitantes.

Pensando, vivenciamos tudo no presente, ou seja, sentimos o sabor, vemos o colorido, tomamos decisões geralmente adequadas, a percepção fica aumentada.

Resumindo o ato de pensar não é tão simples assim, requer, coragem, determinação e principalmente motivação. Mas quando isso ocorre o resultado é muito bom, inclusive proporciona a expansão do mundo individual. Voltar-se para o outro, perceber o outro, também é o resultado do ato de pensar. Bom pensamento a todos.....

Aqui vai uma dica de filme: “Sobrevivendo com Lobos” o filme é excelente e mostra muito bem o significado da palavra determinação e motivação.

Um comentário:

  1. Oi Rosangela, memiga!!!
    Adorei seu blog, e seu texto, relamente é de se refletir... estou te seguindo... passa no meu blog e me segui tbm... beijooooooooosssssss!!!

    http://ericacypriano.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comentários, beijos