12/08/2010





BULLYING


“O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

espalhar comentários;

recusa em se socializar com a vítima

intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima

criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).”

São formas de agressão, intencionais e repetidas adotadas por um ou mais indivíduos, com o objetivo de amedrontar, aterrorizar, humilhar ,perseguir, ofender e sacanear. A intimidação acaba excluindo e isolando fazendo sofrer e deixando a vítima sem reação e completamente assustada.

O índice é alto, 45 por cento dos estudantes sofrem de bullying, geralmente, ele ocorre com mais freqüência na infância e adolescência e nas escolas,. Nesta etapa do desenvolvimento a criança e o adolescente estão mais suscetível as pressões do meio social, onde o grupo é importante e a auto-estima está mais vulnerável. As conseqüências do bullying são a depressão, o desânimo, o isolamento e muitas vezes transtornos físicos, a criança começa apresentar doenças como asma, dermatites, doenças psicossomáticas. O adolescente acaba com a auto-estima cada vez menor e com dificuldades de relacionamentos e isolamento constantes.

Mas o bullying pode ocorrer em situações envolvendo o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, verifica-se a estrutura de poder entre o agressor (bully) e a vítima.. A vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Os atos de bullying configuram atos ilícitos. E podem também configurar atos preconceituosos. Crianças indefesas ou adolescentes considerados “diferentes” são os maiores alvos dos agressores.

Importante denunciar e procurar ajuda.

Esse livro é uma ótima sugestão de leitura para quem quer saber mais.

Bullying: mais sério do que se imagina
Orgs: Pedrinho Guareschi e Michele Reis da Silva

Um comentário:

  1. sem dúvida, um fenómeno não é novo, apenas discuti-los com honestidade ... É importante a supervisão direta dos filhos menores, a sua atitude e função, bem como a de seus pares ... bem ... obrigado por compartilhar ... tem uma sesion bela vista ... beijos ...

    HOY TOCA!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comentários, beijos